sábado, abril 29, 2006

Fim de semana prolongado

Pois é amigas, o fim de semana bate à porta e a família Presado vai novamente descer aos Algarves para umas mini-mini-férias!

Quanto à constipação do Diogo, já está quase restabelecido (a Main também, obrigada por perguntarem lol). Utilizei ontem o Narinel (ou lá como se escreve, não estou para ir ver à embalagem) e o bebé detestou, chorou até ficar vermelho e a soluçar... fiquei super culpada por o ter feito "sofrer", mas foi para bem dele, já que demorava imenso tempo a comer por não conseguir respirar pelo nariz. No entanto, aspirei-lhe o narizito hoje novamente depois do banho e já não chorou, refilou só :). Aspiradores tipo o da Chicco e afins? Never again! Não prestam para nada!

Fomos às compras esta semana, comprámos um novo frigorífico cá para casa, já que o ainda actual em funções há muito que anseia pela reforma e já só trabalha a meio gás. Quando viermos do sul, vêm cá entregar o novo. Mas também houveram prendinhas para o bebé (claro, né?!)! Comprámos o novo carrinho para o Diogo, o Caddy Ct.06 da Chicco já que é leve, bastante mais portátil portanto (desculpem a redundância, lol) sendo assim excelente para férias! E ainda comprei uns óculos de sol ao meu filhote! Fica um espectáculo! :D Depois tiro foto para vocês mesmas comprovarem (lá vão começar a chover telefonemas cá para casa, das garinas atrás do meu filhote ihihihih!).

Connosco, vai para baixo uma piscina que comprámos aqui há dias para o bebé Diogo, fraldas especiais para praia e piscina e, claro, o seu minúsculo fato de banho que comprei na Chicco. Acho que foi a única peça de roupa que o Diogo vai ter dessa loja, tudo o resto custa os olhos da cara e do... bem, vocês percebem!

Beijinhos a todas, que tenham um excelente fim de semana, assim como espero que seja o meu!

A minha avó é mesmo gorda ihihihih! Este fim de semana vou ter com ela ao Algarve para ver quem tem mais banhitas a mostrar! :D

quarta-feira, abril 26, 2006

Esqueci-me...

... de referir ainda que o Diogo passou oficialmente para as fraldas nº 4 ontem!

Dentinhos, nem vê-los, a médica disse apenas que quando um romper, os outros nascem todos de seguida. Certo certo, é que o bebé Diogo voltou às noites mal dormidas a acordar uma vez - no mínimo - durante a noite.

Beijinhos! Assim que puder comento os vossos blog's!

segunda-feira, abril 24, 2006

Notícias

Olá a todas! Venho cá dar-vos as notícias referentes à família Presado!

O Hospital Garcia de Orta já chamou o Diogo para (espero) a cirurgia. Será no dia 18 de Maio às 14hrs.
Adenda: Do Centro de Saúde continuo ainda sem notícias o que me assusta. Pessoas que não têm cunhas nem dinheiro fazem o quê? Não percebo mesmo este país e cada vez tenho mais vergonha em ser portuguesa...

O Diogo aprendeu a gritar. Agora grita quando tem fome, grita quando está contente, grita quando está irritado, grita quando estamos a brincar com ele, grita quando lhe mudamos a fralda... ok, já deu para perceber, certo?
Adenda: Que não se pense que fico incomodada, muito pelo contrário! Os seus gritos são simplesmente deliciosos!

O Diogo está constipado por minha culpa. Fiquei constipada a semana passada e, estando ele sempre comigo, foi inevitavel ele ser contagiado. Infelizmente não pude utilizar mascara porque não conseguia respirar com aquilo....
Adenda: De qualquer maneira está muito bem disposto e sem febre, menos mal...

A semana passada foi também de consulta médica. Foi medido e pesado e está tudo bem com ele, à excepção da constipação que, felizmente, não é nada por aí além. Levou ainda uma vacina Prevenar e com ela fez a sua primeira cara de mau à enfermeira, um ar mesmo muito franzido. :P
Adenda: Agora só volta a levar as vacinas comparticipadas aos 15 meses e a Prevenar aos 18 meses, iupiiiiiii! Mas 230eur em vacinas já lá vão...

Comprámos uma cama de viagem ao Diogo uma vez que o bebé não tinha onde dormir na casa da avó paterna. O Diogo tem uma cama de viagem, comprada pelos meus pais, que está na casa deles do Algarve, t r a n c a d a a a p a n h a r p ó. Pedi a cama aos meus pais, uma vez que o Diogo não vai ao Algarve sem os pais e também por a cama estar sem uso. Recusaram. Disseram apenas que a cama foi comprada para o Algarve e é lá que deve estar. Chamei-lhes de egoístas. Chamaram-me de injusta e infantil e que qualquer dia eu pedia-lhes o berço de madeira que eles compraram para a casa deles no Montijo. Quem é que é infantil? Ah pois... sou eu.
Adenda: Muito possivelmente alguém de família vai ler isto e não vai entender. Azarito, que aqui a injusta e infantil está-se a borrifar.

Por fim e não menos importante, quero dar os parabéns à futura mamã V. que já fez a sua primeira ecografia e viu o seu filhote pela primeira vez, tendo este já o comprimento fantástico (:P) de 1 centímetro!
E quero ainda desejar os parabéns e as maiores felicidades do Mundo à minha amiga Ângela que entrou no passado dia 21 para o Mundo das mamãs! O pequeno Afonso nasceu de cesariana, pesava 3.075 kg e media 50cm.

terça-feira, abril 18, 2006

Páscoa, etc e tal

Olá novamente! Depois de muito pensarmos, eu e o pai R. decidimos comprar a cadeira auto para o Diogo. Vimos quatro: a da Maxicosi, a Iseos Isofix e Iseos TT da Bebé Confort e finalmente, a Key 1 da Chicco. A da Maxicosi, apenas me cativou a cor, pelo que foi posta de lado. A Iseos Isofix, se querem que vos diga a empregada da loja nem se deu ao trabalho de explicar bem, pelo que coloquei de lado por falta de informação (ok, ok, e por falta de dinheiro também que a cadeira é cara como tudo, chiça!). Ficaram então a Iseos TT e a Key 1. Ponderámos, vimos prós e contras de ambas e embora eu ache que a Iseos TT seja melhor (tem mais paneleirices), optámos pela Key 1 da Chicco. Para já, adoro o atendimento que sempre tenho na loja Chicco onde vou, explicam tudo e mais alguma coisa, depois tenho sempre a vantagem de converter pontos com cada compra que faça que dá posteriormente para adquirir novos produtos quase a custo zero e depois é Chicco e é uma marca que gosto bastante. Tem uma boa relação qualidade vs preço que a outra não tem. E pronto, é isto. Gostei particularmente do momento em que o meu filho é sentado na Key 1 da loja e que imediatamente após estar sentado, olha para a empregada e lhe deita a língua de fora com direito a banho de cuspo e tudo! LOL
Quanto à Páscoa... foi interessante. Acho que no fundo foi uma desilusão tanto para mim como para a minha família, mas sinceramente já não ligo...

Na foto ao lado, está o Diogo ao colo do meu irmão e a minha cunhada. Já vos disse que vou ser tia de uma linda Beatriz? Lá para Junho o Diogo tem uma primita eh eh eh!
Continuando, houve quem não tivesse achado piada ao facto de eu ter ido de mini-saia e de botas de cano alto para o jantar de Páscoa. No entanto, acho engraçado na mudança de atitudes que existem perante mim consoante o que visto... ridículo no mínimo, mas como já estou habituada a certas e determinadas coisas nesta família, já nem ligo. Como digo ao R., é o meu irmão com tatuagens e piercings e sou eu com a minha peculiar maneira de vestir. Não deixo de ser quem sou por isso e nem me tornei melhor mãe ao tirar o piercing que tinha ou pior mãe por me vestir como visto.
Bem, mas mais vale mudar de assunto. O Diogo dormiu este fim de semana pela primeira vez na casa da avó materna e acho que vou começar a deixar lá o Diogo mais vezes que na casa dos meus pais... para já, a minha sogra agora mora sózinha pelo que a companhia do neto é muito boa para ela e depois porque o bebé anda mais calmo... eu sei que ao dizer isto e quem me leia (da parte da minha família) pode pensar que sou isto e aquilo e raios e coriscos. Mas é o bem estar do meu filho que está em causa e é isso o mais importante. Sempre que vou buscar o Diogo aos meus pais, o menino andou de um lado para outro, depois tem colo a mais, depois nunca respeitam as medidas do leite que toma nem as refeições que mando. Pá, bem sei que é muito bom tê-los disponíveis para ficarem com o menino quando eu e o R. precisamos, mas alto e pára o baile quando fazem ouvidos de mercador às minhas recomendações. Sou a mãe dele e acho que ainda tenho alguma autoridade, não? Anyway, como estava a dizer, a minha sogra não lhe dá colo em demasia, respeita as recomendações que lhe dou e talvez por não haver tanta algazarra, o bebé ao me ver no dia seguinte abriu um sorriso maravilhoso e estava assim, sempre bem disposto.
Não quero ser injusta com ninguém e sei que os meus pais passam a vida a comprar roupa para o bebé e bonecos e mais sei lá o quê. E eu agradeço, apenas peço que não me joguem isso à cara como quem diz "Damos-te tudo e tu és uma ingrata" - mas também se disserem não faz mal. Até posso estar errada pelo que vamos vendo como andam as coisas.
Quanto a ovinhos e amendoas e não sei quantas, quase que não comi amendoas, bolos nem pensar, mas almocei e jantei muito bem na Páscoa, lol. Há que manter o pernão para continuar a usar mini-saias LOL. Sou mãe, mas sou mulher também. E que eu saiba ainda não morri nem tenho de deixar de usar isto ou aquilo só porque tenho um filho. Tenho mais que fazer. Sem contar que sou jovem e sim, preciso de uma FOLGA de vez em quando para ser apenas Mulher e não mãe. Atirem-me pedras que eu não quero saber disso para nada LOL

Beijinhos meninas e meninos!

quarta-feira, abril 12, 2006

7 Meses

Fazes hoje 7 meses de vida, meu amor! Nestes 7 meses, aprendeste imensa coisa, tal como eu e o pai. Vamos aprendendo contigo a cada dia que passa e amamos-te sempre um pouquinho mais que ontem e um pouquinho menos que amanhã. Já fazes birra se não te damos o que queres, mas continuas lindo, calmo e muito sorridente. Já adquiriste a reacção ao "estranho" pelo que já não és assim tão "oferecido", a menos que te façam muitas palhaçadas e aí voltas a sorrir. Como muita gente diz, és um autêntico bebé de "poster de farmácia" e assim podes ver que não são os olhos da Main que te fazem lindo. Estás a crescer tão depressa Diogo... quero registar tudo na minha memória mas sei que muita coisa não vou conseguir fixar e infelizmente muitos dos sentimentos que tenho não consigo colocá-los na escrita... Espero que saibas, hoje e sempre, que és a pessoa mais importante na vida dos papás e que faremos de tudo para que mantenhas sempre esse sorriso lindo na tua face! Parabéns meu amor, que cresças sempre saudável e feliz.

domingo, abril 09, 2006

Casamento adiado

Pois é, o casamento vai ser adiado para o próximo ano. Isto porque cansei de andar a correr contra o relógio e, principalmente, de ter de aceitar tudo aquilo que não me agrada para poder casar. Desta forma, farei as coisas com mais tempo sem ter de andar a ouvir certas e determinadas pessoas a toda a hora a meterem-se em tudo, dando palpites até para o que não lhes diz respeito. De qualquer maneira, irei batizar o Diogo ainda este ano, talvez no Verão. Assim que tiver a data certa do evento, colocarei a barrinha de contagem.
A semana passada o Diogo foi novamente ao Garcia de Orta. Foi atendido novamente pelo mesmo pediatra e pela cirurgiã pediátrica que, ao contrário no que disse na primeira consulta, o Diogo terá de ser submetido à cirurgia completamente apagado, ou seja, com anestesia geral. Fiquei completamente gelada quando o pediatra me disse isso e ao ver a minha reacção, tranquilizou-me e disse que é algo rápido de fazer, que entra e sai no próprio dia. Disse-me ainda que vou ser chamada para uma consulta de anestesia, onde me irão explicar todos os procedimentos acerca do que vai ser efeito e como vai ser feito... menos mal (!!!!)...
Mas ontem ao despir o bebé para o banhinho diário, deparei-me com o quisto já rebentado e muita porcariazita branca a sair. Fiquei meio aflita, mas ao olhar para ele sorridente como de costume, acabei por ficar contente, já que se o próprio corpo dele está a expelir aquela porcaria, significa que se calhar, quando o bebé fôr chamado, já não vai ser necessária a cirurgia, o que era ótimo! Mas logo se vê...

Beijinhos a todas e lamento imenso não andar a comentar nos vossos cantinhos... é que o meu portátil está para ser formatado e o computador do R. não é tão rápido quanto eu desejaria. De qualquer forma, obrigada pelas meninas que, mesmo sem retorno meu, continuam a cá vir. São poucas, mas boas! ;)

quarta-feira, abril 05, 2006

Para a Nika

Nika, aqui ficam registadas 4 receitas para experimentares dar à Brunna. Duas de carne e duas de peixe!

Puré de Galinha com Abóbora e Maçã

200gr de abóbora
100gr de peito de galinha
50gr de cebola
1 maçã pequena
3dl de caldo de carne ou água
1 colher de sopa de azeite

Descasque a cebola, corte-a em rodelas finas e leve-a a saltear no azeite até que fique transparente. Adicione a galinha cortada em pequenos quadradinhos e deixe-a também saltear. Junte a abóbora descascada e cortada em pequenos pedaços, o caldo de carne ou a água e deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Acrescente então a maçã descascada e fatiada e deixe acabar de cozer todos os ingredientes. Reduza a puré.

Peito de Peru com Cogumelos e Milho

100gr de peito de peru
50gr de cogumelos
50gr de milho doce
50gr de alho-francês
50gr de nabo
50gr de cenoura
1 colher de sopa de azeite

Corte a carne em lâminas finas e leve a lume brando juntamente com o alho-francês às rodelas finas e o azeite. Quando a carne começar a mudar de cor junte os restantes legumes cortados miudamente. Tape a caçarola (panela) e deixe cozer durante cerca de 15 minutos. Reduza a puré.

Pudim de Peixe com Legumes

150gr de pescada
100gr de cenoura
50gr de batata-doce
1 alho-francês
1 colher de chá de azeite

Coza a pescada, retire-a da água da cozedura e coe o caldo. No caldo de peixe, leve a cozer a cenoura e a batata-doce durante cerca de 10 minutos. Quando os legumes estiverem cozidos, escorra-os e esmague-os. Adicione a pescada desfiada, o azeite e envolva cuidadosamente. Coloque em formas individuais e leve a cozer em banho-maria durante cerca de 20 minutos.

Lombo de Cherne com Courgettes

100gr de lombo de cherne
100gr de courgettes
1 folha de louro
1 pé de salsa
1dl de leite
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de azeite

Coloque o peixe numa caçarola juntamente com o leite, a salsa e o louro, tape e leve a cozer em lume brando durante cerca de 5 minutos. Escorra o peixe e reserve o leite que restar da cozedura (retire as ervas aromáticas).
Leve o azeite a lume brando juntamente com as courgettes cortadas às rodelas finas. Quando as courgettes começarem a ficar transparentes, polvilhe-a com a farinha e deixe cozer durante 1 minuto. Acrescente em fio o leite e mexa bem até que levante fervura. Retire do lume, incorpore o peixe desfiado e reduza a puré.


Espero que a Brunna goste... fiz hoje ao Diogo a primeira receita e ele gostou, comeu muito bem! Para as outras meninas que não têm o livro "1 2 3 Uma Colher de Cada Vez", aqui ficam algumas receitas para bebés dos 6 aos 9 meses! Beijinhos e bons cozinhados!

terça-feira, abril 04, 2006

Doces noites sem dormir...

Bem, aqui a Main Carina anda com a cabeça feita em água... Para já, nada corre bem em relação ao casamento, ora não tenho local da boda, ora tenho, mas fico sem igreja... enfim. Isto não está a correr lá muito bem. Sem contar que tenho de começar a trabalhar, o mais tardar no início de Maio e ando tão sem vontade que nem ando à procura de nada. É mau pois claro, tenho mesmo de ver se arranjo vontade e força de vontade para começar a procurar alguma coisa.
Em relação às minhas doces noites sem dormir... acho que agora é que vão começar os "problemas" com o bebé Diogo... é a quarta noite que ele só adormece no colo, quando antigamente bastava colocá-lo na cama para ele adormecer sózinho... e como se não bastasse, é a terceira noite que o Diogo acorda durante a noite. A primeira, acordou só uma vez, a segunda, acordou duas vezes e esta última acordou nada mais nada menos que quatro vezes! Logo agora que vou ter de entrar novamente no mundo laboral, não vai ser nada agradável não... Espero que seja só uma fase.
Bom, o Diogo já terminou de tomar o antibiótico, agora tenho de ligar para o departamento de Cirurgia Pediátrica de modo a falar com a Dra Isabel (que viu o Diogo na consulta anterior) e marcar consulta e/ou cirurgia para o bebé. E por falar em médicos, ando a ficar seriamente FARTA de médicos e serviços de saúde... Então não é que o Centro de Saúde marcou a consulta para o bebé para a Sexta-feira Santa?! E não é que a minha dentista fez o mesmo?! Isto não é normal... lá vou eu ter de me chatear!

Por último, mas não menos importante, quero desejar aqui publicamente os meus mais sinceros parabéns a uma grande amiga minha, que vai ser mãe lá para Dezembro. Parabéns V.! Vais ver que todos os teus medos desaparecem com o tempo! E sabes que podes contar comigo para tudo. Estou aqui para o que der e vier!