O Diogo entrou no Jardim de Infância na passada Segunda-feira. Foi tudo muito rápido. Entraram em contacto comigo, marcaram entrevista para a passada Sexta-feira e uma vez lá, nem foi sujeito pré-selecção ou coisa do género. Pediram o nosso IRS, recibo de vencimento do papá R. e declaração minha indicando o valor que recebo por parte da Segurança Social, uma declaração médica a indicar que o Diogo não teve nem tem nenhuma doença infecto-contagiosa e que tem as vacinas em dia.
Fizeram-me ainda algumas perguntas, nome e idade da mãe e do pai, se a gravidez e parto correu bem, se o Diogo come bem ou não e o quê, a idade dele e no fim de todas estas perguntas, simplesmente se limitaram a dizer que a mensalidade seria de 90.00eur (sim, 18 contos), que este mês se pagaria apenas metade e que o Diogo entraria na Segunda-feira seguinte em regime de adaptação.
Mencionaram ainda que deveria levar toalhitas, fraldas, copo para a água, chucha (não sei para quê, mas pronto...) e uma muda de roupa caso se sujasse a que ele tivesse vestida. E pronto, assim foi.
Primeiro dia: Foi simplesmente horrível. A avó D. foi comigo levá-lo ao Jardim de Infância às 9hrs. Mal estaciona o carro, sentimos um movimento brusco no mesmo vindo das traseiras... o que era? Uma estúpida qualquer a fazer marcha atrás espetou-se contra o nosso carro. Ora... eu já nervosa por deixar o meu filho entregue a estranhos (por mais qualificados que sejam, são sempre estranhos nos primeiros dias, semanas, meses? lol) e uma estupida ainda bate contra o carro onde está o bebé. Fiquei passada! E a gaja ainda teve a lata de dizer que nós é que tínhamos o carro mal estacionado!
Bem, adiante! Deixei-o com a educadora da sala dele. Já conhecia a sala, educadora e auxiliar por no dia da reunião ter ido ver a sala. É bonita, arejada, temperatura ambiente e com cerca de mais 4 ou 5 bebés, na média de idade do Diogo. Entreguei o que me foi pedido e o bebé ficou apenas até às 11hrs. Quando o fui buscar, estava perto dos brinquedos, mal me viu abriu um sorriso do tamanho do Mundo! :)))
A auxiliar diz que ele se portou bem, nunca chorou embora tenha ficado um bom tempo sentado e quieto, até que lá se decidiu a gatinhar até aos brinquedos, lol
Segundo dia: Foi novamente às 9 hrs. Anda a custar-lhe acordar cedo, já que se recusa a dormir muito cedo. Na noite anterior adormeceu às 2hrs e na seguinte à 1h da manhã. Ficou bem. Estava lá um bebé com pouco mais de um ano a fazer uma birra terrível, acho que também estava lá há pouco tempo. Desta vez, o Diogo ficou para almoçar. Dado vários bebés ficarem no Jardim de Infância muito cedo, servem o almoço por volta das 11h30. Fui buscá-lo ao meio dia. Quando cheguei à sala, a mesma estava na penumbra com os bebés todos deitados, excepto um (claro, né?!), o Diogo. O meu lindo filho estava em plena cavaqueira no colo de uma auxiliar, lol! Uma vez mais assim que me viu deu um grande sorriso e lá vim eu toda feliz. A auxiliar disse que ele apenas chorou um bocadinho porque não queria comer (em casa não chega a chorar, mas faz uma cara muito feia, até provar o que lhe estamos a dar), mas depois lá almoçou e comeu tudinho, sopa e fruta.
Terceiro dia: Foi hoje. Novamente às 9hrs. Desta vez, para ficar até às 15h30. Ai... ficou muito bem, uma vez mais. O bebé Duarte da sala dele, assim que nos viu veio logo a andar (meio destrambelhado, deve andar há pouco tempo) ter com o Diogo, que fôfo! Confesso que foi o dia que me custou mais, mas fui há pouco buscá-lo e fiquei maravilhada com o que vi. Entrei e ele nem me viu, estava muito entretido a brincar com os outros bebés e a palrar feito doido :P A auxiliar disse que ele almoçou e lanchou muito bem, que fez uma pequena birra para adormecer, mas lá acabou por dormir. Disse ainda que ele voltou a acordar, mas ficou deitado e quietinho até adormecer de novo e acordar às 14h45 :)
Enfim, estou feliz por a adaptação se estar a dar muito bem. Amanhã só vou buscá-lo por volta das 17hrs, ai...
Adenda: É só de mim ou esta sensação de estar com o coração na boca quando não estou com ele não passa nunca?