terça-feira, janeiro 17, 2006

Consulta dos 4 meses!

Bem, tal como ontem, o papá R. foi comigo e com o bebé Diogo à consulta dos 4 meses. Foi uma seca, chegámos ao Centro de Saúde por volta das 9h30 e só saímos de lá às 12h. De qualquer maneira, o tempo passou-se bem, com muitos bebés pequeninos e crescidos para nos distrair enquanto a hora da consulta não chegava.

No entanto, enganei-me em quase tudo o que escrevi no post anterior, excepto quando disse que o bebé Diogo está em excelente forma e saúde! Como podem ver aí ao lado na evolução dele, cresceu 5.5cm em dois meses (não comparo com a medida do 3º mês porque foi caseira com fita métrica), está a começar a estabilizar o peso (não pesa 7kg como eu pensei) e em termos de perímetro cefálico, apenas aumentou 6mm, pelo que posso afirmar não ter um bebé cabeçudo eh eh eh! Falei com a médica em relação aos percentis, mas ela diz que é normal ele estar num percentil inferior ao considerado "normal", uma vez que nasceu pequenino.

Deu-me também umas luzes em relação às papas e sopas. Diz que é melhor ele continuar só a mama até aos 6 meses, mas que, caso aconteça alguma coisa ou um imprevisto qualquer que me impeça de dar de mamar, que posso substituir uma mamada por uma papa ou por uma sopa. A sopa, diz que pode ser de batata e cenoura adicionando depois um pequeno fio de azeite cru (nunca cozinhado com a sopa) e para não misturar demasiados vegetais. Evitar ainda a cebola e couve pois provocam gases e, se desejar, para adicionar uma folha ou outra de alface, por exemplo. O R. ao ir ao Modelo, comprou 2 pacotinhos de sopa da Blédina com idade a partir dos 4 meses e há pouco fui lá eu (pedir a factura das fraldas para colocar no IRS porque o papá R. se esqueceu) e comprei também 2 pacotinhos de papa de baunilha da mesma marca.

De qualquer das formas, não será para já que vou experimentar as papas ou sopas uma vez que não tenciono dá-las em biberão. E como ainda não tenho cadeira de refeição (os euros andam escassos por aqui), há que aguardar ter dinheiro para ela, para depois sim, experimentar uma papa ou uma sopa. Mas também não há pressa! Felizmente posso estar em casa com ele e enquanto eu tiver leite que o satisfaça, não existe necessidade de introduzir outro tipo de alimento que não seja o leitinho da mamã. Logo se vê, mas estejam certas que quando experimentar, aqui estará o relato e o registo fotográfico da experiência!

E é só isto, o bebé Diogo está bem e recomenda-se!
Beijinhos!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial