domingo, abril 24, 2005

Ecografia

Aqui fica uma das "fotos" da ecografia feita às 11 semanas e 3 dias de gestação. A próxima já será mais visível, penso eu de que...

quarta-feira, abril 20, 2005

O Diário do Meu Bebé

É este o diário que mencionei no post anterior. Também comprei no Mini-Preço, pelo mesmo valor que a agenda. É muito engraçado, tem uma série de eventos para ir anotando ao longo do crescimento do bebé e tem locais para colocar diversas fotos. Começa com a data em que os papás se conheceram, a data do 1º teste de gravidez, quais os nomes pensados para ele, se fosse do sexo oposto qual seria o nome que teria, uma foto de uma ecografia, registos das mãozinhas e dos pézinhos do bebé aos 6 e aos 12 meses, qual o signo que terá e quais os traços principais do mesmo, o significado do seu nome, em que dia nasceu e com que peso e tamanho entre tantas outras informações que posteriormente serão tão engraçadas de recordar. Mais uma vez, aconselho a quem esteja interessado, em tentar ver se consegue arranjar este diário. É muito engraçado mesmo! Esqueci-me de mencionar que o parto foi finalmente marcado para dia 15 de Setembro. O R. por vezes encosta-se na minha barriga e consegue escutar os ruídos da placenta. Fica todo contente que nem uma criança pequena, eh eh eh!

Novidades

Olá a todos! Após mais de um mês de ausência (que confesso não ter tido pachorra nenhuma para vir actualizar o blog), aqui vão as novidades! Comprei esta agenda que, actualmente, é a minha melhor amiga! Acompanha a gravidez semana a semana explicando o desenvolvimento da futura mamã, assim como do bebé. Dá vários conselhos acerca de alimentação, ginástica, explica os vários tipos de partos pormenorizadamente, as posições para o parto, entre tantas outras coisas. Esta agenda estava à venda por €9,90 no Mini-Preço numa promoção qualquer do supermercado, mas para quem esteja interessada, nada como dar lá um pulinho a ver se ainda a arranja. É uma grande ajuda, principalmente para mamãs de 1ª viagem! Também fui à consulta de saúde materna no meu centro de saúde e confesso que, para grande espanto meu, fiquei bastante surpreendida pela positiva com o atendimento que tive. Fui primeiro atendida por uma enfermeira que me fez várias questões de modo a fazer uma "ficha médica" e além de me pesar e verificar a tensão (que por acaso na altura estava bastante baixa - coisa comum em mim), entregou-me o "Boletim de Saúde da Grávida". Algo que nunca tinha ouvido falar mas que, pelos vistos, todas as grávidas têm sejam atendidas em serviço público ou particular. Posteriormente, fui atendida pela médica, muito simpática e atenciosa (o que, em vários conselhos que pedi, sempre me disseram que médicos de saúde materna atendiam as pré-mamãs a "despachar" e com muito pouco de humanismo) e que ficou cerca de 5 minutos de roda da minha barriga a ver se escutava o coração do meu bebé. Conseguiu fazê-lo por poucos segundos pelo que nem o R. conseguiu escutar. Ela bem que andou lá de roda até que desistiu uma vez que o meu bebé estava sempre a fugir. Passou-me mais análises para fazer e o exame que até agora mais me assusta: o tal da glicémia em jejum. Assusta-me porque apesar de estar já com quase 5 meses de gravidez, continuo com náuseas e em jejum piora muito. Receio que, ao beber aquilo, vá tudo fora passados poucos segundos. Mas logo se vê! Emagreci 2kg desde que estou grávida. A médica diz ser normal devido às minhas náuseas e vómitos e que a partir de agora devo começar a engordar progressivamente. E não estou imune à toxoplasmose, pelo que a Amukina é a minha melhor amiga para desinfectar tudo quanto seja vegetais e frutas! Explicou-me também que, devido ao meu tipo de sangue ser negativo, terei de levar uma injecção às 28 semanas e uma outra nos primeiros 6 ou 7 dias após o parto de modo a evitar o aborto espontâneo numa 2ª gravidez em caso do bebé ter o sangue do pai e não o meu. Há ainda uma outra novidade. Comprei um diário para o meu bebé, mas escreverei acerca do mesmo num outro post!