sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Ecografia para a semana

Hoje, fui fazer as análises. Era para ter ido antes, mas devido a alguns problemas de saúde não pude sair de casa. Próxima 6ª feira, vou buscar o resultado das mesmas e fazer a ecografia, uma vez que só consegui marcar consulta para dia 25. Espero sinceramente que esteja tudo bem com o meu filho... Até agora não tive nenhuma hemorragia nem pontadas fortes na barriga ou qualquer outro sintoma alarmante, mas mesmo assim não me sinto muito segura ao estar tanto tempo sem qualquer tipo de acompanhamento médico. Enfim, estará tudo bem, espero eu.

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Amanhã

Amanhã (finalmente) vou fazer os exames. Lá consegui obter as credenciais para as análises, ecografia e exames gerais e acho que finalmente vou escutar o coração do meu bebé e saber mais concretamente com que tempo estou de gravidez (aleluia). A gripe é que não tem ajudado muito pois chega a um ponto que ao tossir, provoca-me vómitos e lá vou eu a correr para a casa de banho, nada de grave. Mas creio estar a melhorar, pois ando sempre a beber chás quentes e a suar bastante, a tosse lá acalma e consigo assoar-me mais facilmente, pelo que não fico entupida. Quanto à má respiração, também já começa a melhorar. Agora, vamos lá a ver como vai correr a ecografia, se vou ter alguma atenção de modo a escutar o coração do meu filho, se me explicam o que vou ver, ou se é tipo atendimento de centro de saúde; impessoal.

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Era só o que faltava...

Como se não bastasse, adoeci. Estou completamente entupida, com dores no corpo e com dificuldades em respirar. Amanhã lá vou eu para as urgências, uma vez que não consigo de forma alguma, conseguir vaga no médico. Posteriormente, vou tentar fazer as análises, exames e ecografia que a obstetra me passou - só agora, uma vez que não consegui as credenciais antes. Preciso de ajuda, começa a doer-me o peito com os soutiens que tenho (com armação). Existem alguns soutiens cómodos para a gravidez? E quanto às pomadas, tanto para o peito como para a barriga, quais as aconselháveis e a partir de quando devo começar a aplicá-las? Agradeço desde já a ajuda. Muito obrigada!

sábado, fevereiro 12, 2005

Cansaço...

Começo a cansar-me... de tudo. E, por mais que me custe escrever estas palavras, já não sei bem se devo estar feliz ou não com esta gravidez... A minha vida está de pernas para o ar, o R. vive comigo, mas parece estar sempre distante e não vejo quase apoio nenhum da parte dele. Parece que aquele sentimento forte que nos unia está a ficar fragilizado.... e talvez por isso eu veja esta gravidez agora de uma forma muito cruel, até para mim. Talvez seja só coisa da minha cabeça, estarei eu a exigir demais? Não há grávidas que não suportam sequer a presença do futuro pai por perto? Eu apenas sinto falta que o R. seja mais crescidinho, afinal de contas vai ser pai e parece que não está "nem aí", mas como mencionei anteriormente, será coisa da minha cabeça? Parece-me que ele não se preocupa com nada... sabe que tem de fazer análises para saber o seu tipo de sangue, de modo a verificar-se a compatibilidade do mesmo, e após tanto tempo ainda não o fez, passa o tempo a dormir mais que a conta (será que a sonolência das grávidas passa também para os futuros pais?) e por mais que o tente acordar não há modo de isso acontecer... a família dele passa o tempo a dizer que eu não fui a escolha ideal para ele e que ele ainda se vai arrepender por querer ser pai, para pensar bem no que está a fazer e blá blá blá... Os amigos dele, desde o início da nossa relação e mesmo sem me conhecer já aprontaram 30 por uma linha e eu aguentei tudo, mas agora pergunto-me; terá valido a pena? Continuo a ver um rapaz sem capacidade de resposta, sem iniciativa para nada, sem nunca se impor a nada, sem nunca pedir respeito, sem nunca me defender ou, pelo menos, defender a sua própria vida... Estou cansada.

domingo, fevereiro 06, 2005

Médicos e mais médicos...

Estou a ficar cansada e desiludida com o sistema de saúde... Quero ser (BEM!) acompanhada e não há meio de isso acontecer. A médica onde vou, foi indicada por uma outra clínica que não tem obstetras. A médica que me atendeu, tem lá um monitorzito com um cabo estranho (suponho que seja algo tipo ecógrafo?). Ora... porque raio passado tanto tempo depois de saber que estou grávida, ainda não sei nada do que gostaria de saber? Não sei de quantas semanas estou, só me empurram para exames e mais exames... Isto não está a correr bem... Sinto que não estou a ser acompanhada em nada e não sei onde me dirigir... é um campo novo para mim. Para encontrar esta obstetra já foi uma confusão dos diabos, quanto mais conseguir encontrar outra... É assim tanto saber a "idade" do meu bebé e se está tudo bem com ele?! :((

Consulta

E lá fui eu à médica obstetra. Mas continuo sem saber de quantas semanas estou... pesou-me, mediu-me a tensão, fiz um exame ginécológico, algumas perguntas como a data da última menstruação, qual a pílula que tomava, a minha idade, se fumo ou não, doenças dos avós, tipo de sangue e afins. Passou-me um punhado de exames que tenho de pedir a credencial ao médico de família e pronto, foi isto... Fiquei meio desiludida... pensei que fosse sair de lá mais esclarecida, mas ainda não foi desta. Amanhã vou ter de acordar super cedo para ir apanhar vaga do centro de saúde, ir entregar o exame ginecológico novamente à clínica, e posteriormente ir fazer todos os exames que a médica me pediu para fazer. Várias análises, ecografia, entre outros exames...No que diz respeito a ontem, para não variar, tentei comer peixe cozido com batatas, couve flor e bróculos, mas não adianta. Mais uma vez, fui a correr até ao wc e deitei tudo fora. Não consigo comer peixe, não dá.

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Primeiras roupinhas

Na passada 3ª feira, recebi dos meus pais, as primeiras roupinhas para o meu bebé! São lindas lindas e só me apetece ter o meu bebé nos braços e vê-lo junto a mim, lindo como tudo! Mas bem sei que muito falta ainda e que este período de gravidez também vai ser muito bom... senti-lo dentro de mim às voltas e aos pontapés, o poder falar com ele para começar a reconhecer a mamã, enfim, tudo! No entanto, além dos enjôos e náuseas, ainda não me sinto propriamente grávida. Não há ainda barriguinha, nunca escutei o seu coração... mas amanhã tudo será diferente. Irei ao médico e talvez, se já estiver com tempo suficiente, possa escutar o coração do meu bebé bater. Acho que quando isso acontecer, vou ficar extremamente feliz, até porque o futuro papá vai comigo e não me vou sentir sózinha neste momento tão especial. Alguém me sabe dizer no que consiste a primeira consulta com a médica obstetra? (É preciso ser observada como em ginecologia? lol) Obrigada a todos os que comentam este blog, é uma maneira de não me sentir sózinha e ver que tenho muito apoio além do familiar e de amigos pessoais. Muito e muito obrigada!

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Obstetra

Esta manhã fui tratar de ir marcar a consulta no obstetra, privado claro. De qualquer forma, deram-me boas referências da médica obstetra que me vai atender pelo que não estou muito preocupada por ser atendida por uma estranha. Tenho algumas dúvidas para tirar e estou ansiosa que chegue 6ª feira (dia da consulta)... Quero saber de quantas semanas estou, se já dá para escutar o coração do meu bebé a bater, ter informações concretas da dieta alimentar a seguir, saber da compatibilidade de sangue do papá e se corro algum risco de aborto, o tal exame de toxoplasmose (?) que a Sara me mencionou... enfim, tenho muito que esclarecer ainda... :)