terça-feira, novembro 15, 2005

Consulta dos 2 meses (e algumas dúvidas)


Pois é, já fui e já vim da consulta dos 2 meses. Está tudo bem com o Diogo, podem verificar o estado geral dele aí na barra do lado nas notas mensais. Felizmente não tive de esperar muito, saí de casa por volta das 9h e às 10h20 já estava em casa. O Diogo, apesar de ontem, já estava muito sorridente hoje. Sorriu-me quando o acordei para mudar a fralda e vesti-lo e fartou-se de sorrir para as enfermeiras e para a médica também.
Soube hoje que o Boletim de Saúde do Diogo tem um defeito. Repete as consultas todas por exemplo; passa da consulta do 1º mês para a dos 12 meses, 15, 18, 2 anos e depois volta a repetir, consulta dos 12 meses, 15, 18, 2 anos. De seguida menciona a consulta dos 3, 4, 5-6, 8 anos e repete novamente as consultas a partir da de 3 anos... Só comigo mesmo! Resumindo, no Centro de Saúde não me dão um novo Boletim uma vez que constam informações do parto e nascimento do Diogo autenticadas por médicos e assim tenho de ir novamente à Obstetrícia do Hospital do Barreiro pedir um novo Boletim de Saúde e alertar para o facto deles poderem ter recebido uma série de boletins com o mesmo erro que o meu.
Enfim, adiante! A Dra Beatriz confirmou que, se nada se alterar, vou ter um rapazolas de olhão azul tal e qual o pai. Disse-me (confirmou, lol) que tenho um bebé muito lindo, com saúde e muito social (o Diogo fartou-se de sorrir para ela). Disse-me ainda que tenho muita sorte por o bebé ser calminho e praticamente não sofrer de cólicas ou de qualquer outro problema.

E agora as minhas dúvidas. A Dra Beatriz receitou duas vacinas não comparticipadas para serem administradas ao bebé, mas sinceramente não estou minimamente convencida para as ir comprar à farmácia e, principalmente, para as dar ao bebé. Primeiro, nunca levei vacinas para a meningite e não morri por causa disso. Já muita gente me disse que essas vacinas por vezes ainda fazem pior ao bebé (sem contar que fazem um péssimo mal à carteira dos pais) e, por último mas não menos importante, se fossem vacinas realmente necessárias, estariam concerteza no Plano Nacional de Vacinação. A Dra Beatriz receitou a Meningitec e a Prevnac. A Prevnac, adiantou ela, vai ser colocada no PNV a partir de Janeiro, pelo que em príncipio eu só teria de comprar o 1º reforço, mas mesmo assim não fiquei convencida. Além do mais estão a dar-me a informação após o Diogo ter feito as vacinas comparticipadas ontem, ou seja, para dar estas agora, o meu filho ia ficar a levar vacinas MENSAIS até ao 7º mês de vida e não me agrada em NADA ver o meu filho sofrer todos os meses por causa destas vacinas.

Outra situação que talvez vocês me possam esclarecer... As consultas de saúde infantil não são mensais até ao 6º mês de vida?! É que no meu Centro de Saúde, disseram-me que agora o Diogo só tinha de ir à consulta dos 4 meses, que a consulta do 3º mês não é necessária (?!?!?!?!). Definitivamente começo a ficar seriamente chateada, aborrecida, amuada (e etc, para não dizer pior) com aquele Centro de Saúde. Basta uma de vocês me dizer que as consultas são de facto mensais até aos 6 meses e garanto que marco consulta para Dezembro, que aquelas malucas não brincam comigo que eu não deixo!
Já aqui tinha escrito que iria ver de um Pediatra particular para o Diogo, mas fazendo contas rapidamente de cabeça, vejo que não tenho orçamento para isso... é triste mas é verdade. E aqui fica o meu bebé (na foto acima), a fazer uma das coisas que mais adora, depois de ter vindo da consulta e de ter papado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial